EVENTOS
Confira aqui alguns dos eventos organizados pela ALAFI.
Congresso Internacional de Filosofia Intercultural da ALAFI
A Universidade de São Paulo e a Associação Latino-americana de Filosofia Intercultural convidam a todos para participar da VII Jornada de Filosofia Oriental da USP e III Congresso Internacional de Filosofia Intercultural da ALAFI a ser realizado na Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo. Com o tema “Ensino de Filosofia Intercultural” visamos estimular a discussão acerca do lugar de filósofos e de tradições filosóficas não-europeias nos currículos de filosofia hoje no ensino básico e superior.
Site do III Congresso Internacional de Filosofia Intercultural da ALAFI
Seminários de Filosofia Intercultural
Os Seminários de Filosofia Intercultural são uma série de palestras organizadas pela Associação Latino-Americana de Filosofia Intercultural (ALAFI) e pelo Grupo de Estudos Sobre o Pensamento Oriental e Intercultural da USP (GESPOI), visando a fornecer um espaço em que pesquisadores dos mais diversos níveis de titulação possam apresentar pesquisas que contribuam para uma visão intercultural da filosofia, quer por estudarem tradições não-europeias de pensamento, quer por dialogarem com essas tradições em sua pesquisa, quer por trabalharem com as próprias questões metodológicas e institucionais envolvidas na proposta de um modo intercultural de se fazer e ensinar filosofia. Os seminários ocorrem (geralmente) na última terça-feira do mês, a partir das 14h, no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH-USP.
Grupo de Estudos do Pensamento Oriental e Intercultural
O Grupo de Estudos Sobre Pensamento Oriental e Intercultural (GESPOI) subscreve os princípios de sua entidade-matriz, a Associação Latino-americana de Filosofia Intercultural (ALAFI), os quais visam a promoção de concepções e práticas cosmopolitas e interculturais em Filosofia.
Criado em 2012, as reuniões do GESPOI são abertas ao público em geral e se dedicam ao estudo de conceitos e obras relevantes para a compreensão das filosofias produzidas em diversos períodos e localidades do mundo, preferencialmente aquelas produzidas pelos autores autóctones de cada região, constituindo ou não parte de um cânone. Quanto à sua dinâmica, as reuniões são pensadas em série semestral, a qual é concatenada por uma temática, autor ou obra, sendo cada reunião iniciada pela exposição, na forma de seminário, de um texto (e.g. capítulo, item, tópico, artigo etc.) previamente definido, seguida de discussão aberta a respeito do mesmo texto.